quinta-feira, 1 de setembro de 2011

TUTORIAL - COSPLAY CHRIS REDFIELD S.T.A.R.S. [PARTE 1]

              Olá pessoal, faz muito tempo que não posto nada novo nesse blog. Mas hoje começarei uma série de tutoriais sobre meus cosplays. E como no momento só tenho o Chris Redfield S.T.A.R.S. Remake como cosplay  (tenho também o cosplay de Luigi, mas esse comprei pronto) que eu corri atrás e demorei mais de 6 meses para finalmente chegar a versão final (ou quase final, quero mudar algumas coisas) eu o escolhi. E também pelo fato de que muitas pessoas tem me perguntado no Orkut, Facebook e DeviantArt algumas coisas sobre o cosplay e que irei finalmente compartilhar aqui.

Chris Redfield Cosplay S.T.A.R.S. Remake
              É bom lembrar que grande parte do tutorial irá servir para qualquer membro masculino dos S.T.A.R.S. na versão Remake uma vez que o colete e alguns acessórios são padrão de todos os integrantes. Claro que respeitando algumas mudanças como coloração diferenciada, tamanho e localização de alguns acessórios. 


Fotos de alguns dos outros membros, incluindo BRAVO e ALPHA.


              Alerto logo que fazer esse cosplay do Chris não foi fácil e me custou uma boa grana (que talvez eu tome coragem de revelar num próximo post). Mas mesmo sofrendo assim e gastando sem poder eu achei o resultado muito satisfatório e tenho tido reconhecimento desse enorme trabalho pelos fãs de Resident Evil tanto nos eventos como nas redes sociais onde posto minhas fotos e vídeos. 
              Antes de você começar a fazer você terá que escolher qual versão do Chris S.T.A.R.S. você quer, pois apesar de ser a mesma versão a roupa mudou de game para game. Falarei sobre as modificações das roupas numa futura postagem. 
              O item que eu escolhi (ou quase fui intimado a escolher hahaha) para começar foi um dos itens mais difíceis desse cosplay, ou seja, o colete. Pois diferente dos outros acessórios que são mais fáceis de serem encontrados tanto em sites como em lojas especializadas, o colete nessa cor, nesse modelo e com as particularidades dos coletes dos S.T.A.R.S. não é fácil de ser encontrado (pra mim impossível que fiquei tanto tempo procurando). Porém você pode encontrar roupas prontas por ai como no Ebay. Mas na minha opinião a qualidade dessas roupas são duvidosas. Vejam os dois produtos seguintes e tirem suas próprias conclusões: Wesker Cosplay e Barry Cosplay. Pra quem realmente é fã e quer chegar ao máximo possível do personagem, sugiro ficar mesmo com a costureira. Pode dar mais trabalho e até ficar um pouco mais caro (raramente isso acontece) mas você terá a certeza de ficará um bom produto, além de poder pedir para fazer algum ajuste se for preciso.


Então let's go!
1 - COLETE 

              Quem acompanha meu esforço com o cosplay do Chris sabe que o meu primeiro colete comparado a versão final, ficou um tanto quanto falho. (Só de lembrar me dá repulsa "sério".) Tanto a cor verde escura, o tecido brilhante e a estrutura do colete eram extremamente horríveis comparada ao modelo atual. Porém seria um erro eu culpar somente o costureiro por essa falha. Claro que ele é culpado por pelo menos 80% do erro, mas 20% fica por minha conta. E ainda me cobrou caro por esse serviço...
              Então aprendi com o erro e na segunda tentativa de fazer um bom colete eu fui mais além. Procurei referências melhores, esbocei os desenhos da roupa do jeito que eu queria que ficassem e encontrei uma costureira MUITO BOA. Inclusive vou agradecer aqui a minha amiga Nancilene por tê-la indicado. ^^ 
Esses foram os passos que fiz, para chegar até esse colete:


1° Passo - Busca de referências:
              Procurei referências boas do Chris, analisando bem cada pedaço da roupa. Mas fiquei apenas com imagens do Resident Evil Remake e do Resident Evil 5 (o segundo apenas como exemplo de estrutura) excluindo referências do Deadly Silence e do Umbrella Chronicles pois os coletes nessas versões já apresentavam algumas pequenas diferenças.


As referências que usei podem ser encontradas aqui.

              Com as referências em mãos, resolvi esboçar alguns desenhos. Então desenhei o colete, a calça e os acessórios. (Em breve posto os outros esboços)


Esboço do colete:


2° Passo - Procurar uma boa costureira e tecido:
              Esse foi um dos passos mais difíceis, após morrer numa grana boa na outra versão do colete, estava traumatizado e tinha medo de novamente não dar sorte e o colete não sair como o esperado. Passei um bom tempo nesse dilema até minha amiga Nancilene indicar a costureira dela. E de fato os cosplays dessa amiga são de uma qualidade incrível. Resolvi tomar coragem e seguir o conselho da mesma. Fomos até a costureira e perguntei se ela realmente poderia fazer a roupa do jeito que eu queria e ela disse que sim. Tirou minhas medidas, ficou com as referências e disse que logo ia começar. Na mesma semana ela mencionou que iria no centro da cidade e perguntou se ela poderia comprar o tecido para já começar a fazer. Eu disse que sim. Mas chegando em casa me lembrei de um conselho que a Dani Valentine havia me dado. Ela disse certa vez que era melhor o cosplay comprar o tecido, pois somente ele sabe qual cairá melhor, além de acertar a cor. Mas acabei confiando na costureira e dito e feito. O tecido além de bem diferente na estrutura era um verde ainda mais escuro do que na 1° versão do colete. (Ainda bem que eu fui conferir)
              Disse que aquele tecido não era o ideal então fui eu mesmo procurar o tal tecido no centro do Rio. Fiquei um dia inteiro procurando acompanhando da amiga Nancilene e da minha irmã que me ajudaram muito na confecção desse cosplay. Até que numa loja optamos pelo tecido OXFORD além de barato ainda daria o caimento que estávamos querendo. Depois disso tivemos que escolher a cor e isso sim foi um grande dilema. Foi mais de 1 hora pra mim escolher a cor (sério, sou muito chato com isso). Fiquei um bom tempo entre um verde musgo e um verde que era intermediário entre verde limão e o verde bandeira (nem os vendedores da loja sabiam o nome da tal cor). Até que finalmente escolhi essa cor indefinida.


3° Passo - Estruturação do colete:
              Feito isso, por hora era esperar a costureira fazer a parte dela. Mas eu sempre estava em cima conferindo como estava o processo de confecção e dando palpites do que seria melhor. (acho que a costureira me achou um chato kkk). 
               A gente discutiu bastante as melhores formas de adaptar certas coisas. Por exemplo o zíper central não estava dando conta de fechar o colete sozinho, pois acima dele tem uma tira de pano que o esconde e essa tira ficava levantando. Ela então usou três botões de bebê (que eu esqueci o nome exato) nassa tira para fechar. Um em cima, um no meio e um mais embaixo grudando no colete. Ela utilizou isso também nos bolsos, pois os mesmos não ficavam fechados. Até poderíamos usar velcro, mas a costura dele poderia aparecer. Só depois vendo uma imagem de Artwork de Chris (no Resident Evil clássico) eu vi que ele também usa esses botões que mencionei:
               No esboço também eu desenhei um suporte para a faca, mas é opcional. Porém para dar mais estabilidade e segurança pedi a ela que fizesse. E ela fez um em cima (quase na altura do topo da faca) e outro em embaixo (na altura do cabo da faca).
Fora essas particularidades acho que não tivemos outras grande dificuldades quanto ao colete. Acredito que a costureira que você irá escolher dará conta do recado se ela for realmente boa. E você ainda terá a vantagem de usar o meu próprio colete como base, já que eu mesmo não encontrei nenhum cosplay do Chris com um colete que eu realmente gostasse e que quisesse fazer parecido.
               Com a estrutura feita, já estava no dia do Anime Family e por isso peguei o colete incompleto como na foto:

Como se vê na foto ainda não tinha os ajustadores laterais e nem o letreiro dos S.T.A.R.S.


4° Passo - Finalização do colete.
               Após o evento eu só tinha 2 semanas para confeccionar o restante do cosplay até chegar o dia do Anime Friends. Em meio a provas e monografias finais de conclusão de faculdade, trabalhos e cursos eu ainda consegui tirar alguns dias para comprar certas coisas que faltavam. Uma delas era alguma tira de tecido que eu pudesse colocar no ajustador lateral. Comprei a tal tira, mas ela desfiava e tive que comprar outra. Rodei cidades como Queimados, Nova Iguaçu, Madureira e o centro do Rio e nada de achar a tal tira ideal. A Nancilene me deu uma boa ideal que era comprar cadarço branco e grosso para tingir de verde. Fui na sua ideia e deu certo. Mas antes de tingir tive que aplicar ilhos (que são pequenas rodelas de metal usadas em tecido, cortinas e etc.). Coloquei cada ilhos com uma diferença de 8 cm de um para outro. (mas esse tamanho não se deve levar em conta, pois vai depender da sua altura). E comprei também rabo de rato (que é vários fios entrelaçados) na cor verde escuro.
               Depois de tingir o cardaço já com os ilhos agora era só a costureira aplicar no colete (e nisso já era dia 14, ou seja, dois dias antes do Friends). 
         Sem perder tempo no dia 15 corri no centro da minha cidade e procurei um estampador, mas ele disse que a estampa iria queimar o tecido ficando a marca de um quadrado em volta. Ele até deu outra opção de colocar a estampa num tecido a parte, mas não gostei da ideia. E por isso fui em busca de bordado. Eu sabia que o bordado era bem mais caro (pois o último colete também foi bordado), mas eu não tinha outra escolha. Achei um lugar que bordava, mas o cara disse que eu tinha que ter a referência. Essa referência no caso era aquele letreiro do S.T.A.R.S. que eu só tinha em casa, mas não tinha tempo de ir em casa. Corri numa Lan House e cacei a tal imagem e nada de achar. Até pedi ajuda a alguns amigos no orkut (AndreyIgor e a Subarashii Otaku) que também procuraram, mas não acharam. Eu sem saída tive que eu mesmo através do Word fazer o tal letreiro. E saiu muito bom. Agora para você não passar pelo mesmo perrengue que o meu rsrs, é só copiar a imagem ai embaixo.
                 Com a imagem voltei lá onde bordava para no outro dia ir buscar. No dia seguinte já era dia de pegar o ônibus rumo a São Paulo, peguei minhas malas, as coisas do meu cosplay e fui pro centro da cidade pegar lá o colete e logo depois ir para o ônibus.

5° Passo - Resultado


                   Bom pessoal espero que tenham gostado da 1° parte do tutorial, embora eu meio que embolei com a minha história de sofridão que passei pra conseguir fazer esse colete. kkk Mas também fiz isso para demostrar o quanto fazer um cosplay é complicado. Então estejam preparados quando forem iniciar vossos cosplays, pois ralar um pouco para achar os melhores materiais e acessórios e ainda gastar um pouco é inevitável. A menos que você só faça cosplay por fazer, nesse caso o cosplay pode sair bem barato se você ao invés de comprar certas coisas, produzi-las. Mas dificilmente ficarão como o original. Eu só aconselho fazer coisa que são extremamente caras, impossíveis ou complicadas de se achar.

Créditos: 

Imagens oficiais: Capcom
Esboço: Rickfield

Próximas partes em breve...

E por favor em caso de re-postagem, me dê os merecidos créditos! Fiquei uma tarde toda fazendo esse post.

7 comentários:

  1. Muito obrigado por dividir essa experiência Rick!

    Nos fãs/cosplayers sabemos o quanto sofremos com nosso perfeccionismo!

    Obrigado pelo tuto, pretendo seguir alguns de seus passos fazer um bom cosplay do Chris!

    Muito sucesso com o seu cosplay!

    ResponderExcluir
  2. De nada Reuel!^^
    Tenho certeza de que você não fará um bom, mas um ótimo cosplay do Chris!! o/

    E obrigado! :D

    ResponderExcluir
  3. De chris RE5 vc pretende fazer?

    ResponderExcluir
  4. Meu amigo, esqueceu de falar o tipo de tecido que comprou !!!

    ResponderExcluir
  5. O valeu! !! esse ano sera o meu primeiro cosplay. . fico feliz por me ajudar.. mas qual seria a segunda parte..

    ResponderExcluir